terça-feira, 6 de novembro de 2007

X FESTIVAL RECIFE DO TEATRO NACIONAL


MEU QUERIDOS AMIGOS DE HOJE ATÉ O DIA 19 DE NOVEMBRO ESTAREI OCUPADÍSSIMO COM ESTA PROGRAMAÇÃO!

EVENTOS ESPECIAIS
Programação sujeita a confirmação - Fone: 3232.2030 / 2031 / 2028

1. Homenagem a Hermilo Borba Filho
pelo Prefeito do Recife, João Paulo Lima e Silva.
Teatro de Santa Isabel, 08 de novembro, às 20h30

2. Seminário
Nova Dramaturgia Brasileira em Perspectiva
Os novos autores e o Brasil – A dramaturgia brasileira vive uma primavera de autores. Senão em todos os lugares do país e no mesmo volume de produção, é possível dizer, pelo recorte apresentado neste Seminário, que há bons e importantes dramaturgos trabalhando em suas aldeias e revelando um Brasil insuspeito. São artistas que estão redesenhando, nos contornos da escritura, as emergências novas e as velhas questões de identidade do “ser” brasileiro.
Aqui vamos ver, em uma pequena mas valiosa amostra, a variedade de soluções temáticas e formais que estão sendo mobilizadas para traduzir a complexa engrenagem social, política e existencial que nos tem marcado recentemente. Da literatura inspirada nas culturas indígenas do Norte e recriadas na escrita experimental do amazonense Francisco Carlos ao universo de tipos urbanos do carioca Roberto Alvim, há uma boa variedade de interesses e procedimentos, que vão do teatro poético de Grace Passô e Newton Moreno à cena histórico-social de Márcio Marciano.
Com os demais parceiros de ofício presentes no Seminário, eles representam as vozes de um Brasil que se redescobre para além das fantasias e determinações regionalistas, ainda que as especificidades das culturas regionais estejam por vezes presentes em seus textos. (Kil Abreu)

Mediador: Vavá Schön-Paulino.

Dia 12/11/2007
10 h às 13 h
AUTOR – Francisco Carlos (AM)

Dramaturgo amazonense fundou, em Belém, o grupo 'Trompas de Phalópio', que agitou a cena teatral na década de 80 com peças como O Estranho Caso da Pantera da Serra com o bandoleiro Durango Brasil e Os Caçadores da Vaca Fosforescente, entre outras. Seu teatro tem grande interesse na antropologia, especialmente a partir da obra de Lévi-Strauss, e procede na “bricolage” que assimila referências que vão do surrealismo ao cinema de Hitchcock. Trata em seus textos das diversas etnias amazônicas (Yanomami, Mundurucu, Kamayurá, Mura, Ashaninka), explorando por meio da escritura experimental elementos como ritos, crenças e xamanismo. Entre as peças do seu “Ciclo do pensamento selvagem” estão: Jaguar Cibernético, Yanomami Overdose e NamuraOutside.
Leitura dramática da peça: “MuraOutside”.
COMENTADOR – Luiz Fernando Ramos (SP)

14 h às 18 h
AUTOR – Roberto Alvim (RJ)

É autor e diretor de 15 peças, encenadas no Rio de Janeiro, São Paulo, França, Argentina e Suíça. Sua obra já foi traduzida para o italiano, francês, espanhol e grego, e há publicações teóricas sobre o seu trabalho no Brasil, Argentina, Espanha e França. Foi Professor de História do Teatro e Literatura Dramática na CAL (RJ) de 2000 a 2005. De 2001 a 2004 exerceu a função de Diretor Artístico da Sala Paraíso – Teatro Carlos Gomes (RJ), onde criou o projeto Nova Dramaturgia Brasileira, que ajudou a consolidar uma nova geração de dramaturgos na cidade do Rio de Janeiro. Desde 2005 exerce a função de Diretor Artístico do Teatro Ziembinski, onde coordena o Centro de Referência da Dramaturgia Contemporânea, com o patrocínio da Prefeitura do Rio.

Leitura dramática da peça: ”Nocaute”.
COMENTADOR – Luiz Fernando Ramos (SP)

Dia 13/11/2007
10 h às 13 h
AUTOR – Emmanuel Nogueira (PB)

Jornalista e crítico teatral paraibano é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem, dramaturgo e roteirista formado pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual do Ceará. É autor de peças premiadas, como: O Último Dia de Glória, Prêmio Myriam Muniz/2007; De Braços Cruzados, 1º lugar no Prêmio Nacional de Dramaturgia da Funarte/2005; Esperando Comadre Daiana, prêmio de melhor espetáculo do Júri Popular no Festival de Teatro Amador de Acopiara/2006; Os Cactos e Antes do Sol, que ganhou o 1º Lugar no Concurso de Dramaturgia do Ceará – Prêmio Eduardo Campos/2004 , texto que tenciona recompor os elementos da tragédia em solo sertanejo.
Leitura dramática da peça: “Antes do Sol”
COMENTADOR – Fran Teixeira (CE)

14:30 h às 18:30 h
AUTOR – Márcio Marciano (SP)

Dramaturgo e diretor teatral integrante do Núcleo de dramaturgia da Companhia do Latão, de São Paulo desde a sua fundação, em 1997. Escreveu e dirigiu, em parceria com Sérgio de Carvalho, mais de uma dezena de espetáculos, entre os quais O nome do Sujeito, A Comédia do Trabalho, O Mercado do Gozo, Auto dos Bons Tratos e Visões Siamesas, além de experimentos cênicos como Valor de Troca, que recentemente foi adaptado para o projeto Direções, da TV Cultura de São Paulo, na forma de curta-metragem. Residente desde o início de 2006 em João Pessoa, desenvolve nesta cidade projeto de formação de um coletivo teatral, que prepara o espetáculo “Quebra-Quilos”, sobre sedição ocorrida na Paraíba no século XIX.
Leitura dramática da peça: “Quebra-quilos”.
COMENTADOR – Fran Teixeira (CE)

Dia 14/11/2007
10 h às 13 h
AUTORA – Grace Passô (MG)

Nasceu em Belo Horizonte, é atriz, formada no Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado. A trajetória da dramaturga está intimamente ligada ao jovem grupo Spanca! para o qual e com o qual escreveu duas peças recebidas com entusiasmo por público e crítica em festivais no Brasil e no exterior. Por Elise, o espetáculo inaugural do grupo, ganhou o prêmio Shell e o prêmio da Associação Paulista de críticos de Arte como melhor texto de 2006; e Amores Surdos confirmou o estilo singular da autora, marcado pela elegância da linguagem poética e pelas situações dramáticas inusuais, que flertam com o non-sense, mas mantém o tempo todo o interesse na discussão das relações: o universo da família e da amizade, as expectativas simples e marcantes da vida.

Leitura dramática da peça: “O Desejo”.
COMENTADOR – Luís Augusto Reis (PE)

14:30 h às 18:30 h
AUTOR – Luiz Felipe Botelho (PE)

Nasceu no Recife em 1959. Dramaturgo e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, é também ator, programador visual, diretor e roteirista de vídeos. Escreve para Teatro desde 1988, tendo criado vinte e oito peças, oito delas publicadas e quase todas já encenadas. Seus textos enveredam por temáticas e gêneros diversos, embora demonstrem nítida preferência pelas abordagens alegóricas e releituras de antigos mitos. Entre estes estão O segredo da arca de Trancoso, Coiteiros de paixões, Mau Mau miau, Lembrem-se de Lilith e Os Sacos Vermelhos. Além da dramaturgia, Botelho dirige documentários e séries educativas para a Fundação Joaquim Nabuco (Massangana Multimídia Produções).
Leitura dramática da peça: “Os Sacos Vermelhos”.
COMENTADOR – Luís Augusto Reis (PE)

Dia 16/11/2007
10 h às 13 h
AUTOR – Marcos Barbosa (CE)

Dramaturgo cearense, está radicado em Salvador desde 2002 e atualmente é doutorando pela Universidade Federal da Bahia. Autor de mais de uma dezena de textos teatrais, quase todos já encenados, destacam-se entre seus trabalhos: Na Batucada da Vida, Auto de Angicos (Prêmio Braskem de Teatro, 2004), Curral Grande e Minha Irmã (Prêmio Paulo Pontes, 2001). Encenações internacionais incluem À Mesa (Lamicro Theatre, Nova Iorque, 2006), Brincando nos Campos de Harold Pinter (Artistas Unidos, Lisboa, 2005 - com publicação pela Cotovia Livros) e Quase Nada (Royal Court Theatre, Londres, 2004 - com publicação em inglês pela Nick Hern Books). Avental Todo Sujo de Ovo mereceu primeiro lugar no 5o. Concurso Nacional de Dramaturgia, Prêmio Carlos Carvalho, em 2005.
Leitura dramática da peça: “Avental todo sujo de ovo”.
COMENTADOR – João Silvério Trevisan (SP)

14:30 h às 18:30 h
AUTOR – Newton Moreno (PE)

Dramaturgo recifense radicado em São Paulo encenou seu primeiro texto, Deus Sabia de Tudo e Não Fez Nada, em 2001. Entre suas peças está Agreste, montada pela Cia Razões Inversas, com direção de Márcio Aurélio, pelo qual ganhou os prêmios Shell e APCA de Melhor Autor em 2004. Agreste foi lido no Ano Brasil na França dentro do evento Teatro em obras, no Teatro Cité Universitaire, em Paris e teve leitura no Teatro Volksbühne, em Berlim. Adaptou e dirigiu Assombrações do Recife Velho, a partir da obra de Gilberto Freyre. Neste momento está em cartaz com as peças VEMVAI, O Caminho dos Mortos, escrita para a Cia Livre de Teatro, de São Paulo, e As Centenárias, dirigida por Aderbal Freire Filho, com Marieta Severo e Andréa Beltrão, no Rio de Janeiro.
Leitura dramática da peça: “Talvez uma grande dor possa falar por ela, Medea”.
COMENTADOR – João Silvério Trevisan (SP)

3. Oficinas

Iluminação com fontes alternativas
. Alternativas experimentais para solucionar questões práticas no desempenho criador do iluminador.
Lúcia Chedieck (SP)
Dias 11, 12, 13, das 19h30m às 22h30m
Local: Sede da Cia. Compassos de Dança – Rua da Moeda, 93 / Recife Antigo
e Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos 14 e 15/11 das 14:00 h às 18:00 h

Interpretação Realista para a Cena Contemporânea
. Ferramentas do ator para atuação e compreensão dessa dramaturgia recente, chamada de realismo contemporâneo.
Denise Weinberg (SP)
12 a 16/11/2007
Das 14 h às 17 h
Centro de Pesquisa Teatral Recife (CPT) – Travessa do Amorim, 66 – Recife Antigo

Iniciação à Dramaturgia
. Estratégias de construção na dramaturgia contemporânea: análise e criação.
Roberto Alvim (RJ)
08 a 12/11/2007
Das 14 h às 18 h
Teatro de Santa Isabel (sala de dança)

Teatro Dialético e criação coletiva
. Delineamento dos procedimentos narrativos na construção do realismo da cena. Caracterização da natureza da “ação física” a partir da experimentação prática através de temas de improvisação.
Márcio Marciano (SP)
13 A 17/11/2007
Das 08 h às 12 h
Teatro de Santa Isabel (sala de dança)

Oficina Teatro com Bonecos
. Construção de personagem em boneco fantoche de vara para utilização no teatro de bonecos como recurso de linguagem artística.
Aníbal Pacha (PA)
12 a 16/11/2007
Das 08 h às 12 h
Refinaria Multicultural Sítio Trindade

Iniciação à Arte do Ator
. Oficina de iniciação teatral para atores e pessoas interessadas, tendo a criação coletiva da cena como eixo organizador da atividade.
Edgar Castro (SP)
14 a 17/11/2007
14 às 17 h
Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos

INSCRIÇÕES GRATUITAS NO CENTRO APOLO-HERMILO
de segunda à sexta em horário comercial
Fone: 3232.2030 / 2031 / 2028

4. Encontro de Jornalistas
Teatro fora do eixo: o papel da imprensa.
10/11/2007
14 h às 17 h
Teatro Hermilo Borba Filho

MEDIADOR: Kil Abreu
Magela Lima (CE)
Valmir Santos (SP)
Beth Néspoli (SP)
Sérgio Maggio (DF)
Ivana Moura (PE)
Fabiana Moraes (PE)

5. Exposições

Festival Recife do Teatro Nacional – 10 Atos
CURADORIA: Célio Pontes
MONTAGEM: Djair Freire, Mônica Maria da Silva.
Teatro do Parque, de 09 a 18 de novembro, de segunda a domingo das 09 h às 20 h

Encontro com Hermilo Borba Filho
SELEÇÃO DE DOCUMENTOS: Leda Alves
DESENHO DE MONTAGEM: Betania Correa de Araújo
DIAGRAMAÇÃO: Gustavo Neves
Teatro de Santa Isabel – Salão Nobre, de 08 a 18 de novembro.
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: das 18 h às 22 h
informações pelo fone – 3232.2939

Teatro da Vertigem: 15 anos de processos colaborativos
CURADORIA: Marcos Moraes
PESQUISA: Roberto Áudio
PROJETO DO ESPAÇO EXPOSITIVO: Maria Estella Tedesco Bertaso e Juliana Caloi
Teatro do Parque, de 16 a 18 de novembro, das 09 h às 20 h.

Lançamento de Livros
13 de novembro, 19 h
Teatro do Parque

A Esfinge Investigada – Seminário Nelson Rodrigues Recife 2006. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2007.

15 de novembro, 18 h
HERMILO – memória viva de um mestre. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2007.
HERMILO BORBA FILHO – teatro selecionado 3v. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2007.
Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2007.

6. Avaliação
Avaliador: Luiz Paulo Vasconcelos (RJ)
Dia 19/11/2007 - segunda-feira, às 19 h
Teatro Apolo

7. Festa de Encerramento
Dia 17/11/2007 às 23:30 h
DEPOIS DANCING BAR – Av. Rio Branco nº 66 / Recife Antigo
Fone: 3424.7451
Atração: Victor Camarote & Banda Arquibancada.

Nenhum comentário: