terça-feira, 24 de abril de 2012

O que está por vir 2:


A nominação teatro eXtemporâneo, foi criada em 2004 para designar meu trabalho autoral de performer. Há mais de duas décadas desenvolvo pesquisa de criação e atuação na linguagem da arte da performance.

No início da década de 80 do século passado, ainda estudando no Curso de Formação do Ator da Universidade Federal de Pernambuco, fui apresentado ao trabalho de Tadeuz Kantor pelo Prof. Dr. Antonio Edson Cadengue. A partir daí, dediquei-me a estudar o fenômeno da performance e criar meus experimentos. Criações que mostrei em bares, cafés, boites, restaurantes e hotéis até culminar com a seleção para o Salão de Arte Contemporânea – edição 1989, do Museu do Estado de Pernambuco.

Durante os anos 90 do século XX, dividi esta minha ocupação com trabalho de ator, preparador de elenco, assistente de direção e diretor em produções do teatro dito convencional. Estabelecido.

É a partir do convite dos organizadores da 7ª MIT-Valongo  2004 / Mostra Internacional de Teatro do  Concelho de Valongo - Portugal, onde apresento o espetáculo performático A CARNE MAIS BARATA, que começo a pensar na criação de um grupo/coletivo para dar vazão e sustentar este trabalho de pesquisa-criação-veiculação de experimentos performáticos.

Meu filósofo preferido, Friedrich Nietzsche, e seu livro: Unzeitgemässe Betrachtungen (Considerações Extemporâneas), deu-me, régua e compasso. Em 26 de novembro de 2004 nasce, às 23:30, em Valongo – Portugal, o teatro eXtemporâneo.

Desde então, já realizamos:

2005 – A CARNE MAIS BARATA dentro das comemorações do Ano do Brasil na França, nas cidades de Metz – Faux Mouvement Centre d’Art Contemporain e em Paris – Galerie Eof.
:REDE: no Teatro Arraial, Recife-PE,  como convidado do Projeto Curta Cena, realização do Grupo de Teatro Marco Zero.

2006 – :REDE: no Interkulturelle Bühne, em Frankfurt am Main / Alemanha.
A CARNA MAIS BARATA dentro da programação do XXXI Festival de Inverno de Campina Grande – PB.
NIHIL no Teatro Apolo, Recife-PE, dentro da programação do Projeto Curta Cena, realização do Grupo de Teatro Marco Zero.

2007 – A CARNE MAIS BARATA dentro das comemorações dos 100 anos do frevo, no Teatro Hermilo Borba Filho e nos Mercados Multiculturais da Bomba do Hemetério, Guabiraba e Ibura em Recife – PE.

2008 – A CARNE MAIS BARATA na Galerie “Salon 13” em Offenbach / Alemanha.
ALLES IST ALT, NICHTS IST NEU (tudo é velho, nada é novo) na Ausstellungsraum EULENGASSE em Frankfurt am Main / Alemanha.

Agora, após alguns anos dedicados ao trabalho no Coletivo Angu de Teatro e, também, como gestor público na Prefeitura do Recife, no Teatro de Santa Isabel e no Centro de Formação de Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo, estamos preparando para este ano o espetáculo performático: ESPERANDO MARGOT, de Henrique Celibi por Vavá Schön-Paulino. Aguardem esta produção do teatro eXtemporâneo.

Nenhum comentário: