terça-feira, 29 de julho de 2014

WORKSHOP DE TEATRO
Buscaremos desenvolver as competências fundamentais para o exercício da profissão de ator, tais como sensibilização, desinibição, improvisação, concentração e construção da personagem, por meio da montagem de cenas teatrais e/ou de uma obra teatral completa.

OBJETIVOS:

1.    Identificar, analisar e aplicar técnicas para interpretação dramática e construção de personagens.
2.    Identificar formas de aproveitamento dos recursos de representação dramática aplicados aos diferentes ambientes cênicos.
3.    Contextualizar o personagem às várias realidades inerentes à obra e ao autor (mesmo em se tratando de criação coletiva), utilizando várias linguagens artísticas, outros campos do conhecimento humano estabelecendo relações com a interpretação dramática.
4.    Identificar as diferentes técnicas da interpretação nos diversos ambientes de atuação profissional: teatro, estúdios de dublagem, empresas de radio difusão e vídeo, cinema e espaços cênicos alternativos.
5.    Aplicar os componentes básicos da linguagem cênica, pesquisando e adequando o repertório ao público e ao espaço cênico. De maneira a desenvolver e vivenciar a relação palco-plateia.
6.    Integrar estudos e pesquisas na elaboração e interpretação de idéias e emoções pesquisando métodos, técnicas e recursos inerentes à produção, interpretação, conservação e difusão artística.
METODOLOGIA:
  1. Leituras e análises de textos teóricos e dramáticos;
  2. Criação de experimentos;
  3. Exercícios psicofísicos;
  4. Pesquisa e experimentação de reprodução dos arquétipos básicos;
  5. Apreciação e debate interno sobre produções em cartaz;
  6. Elaboração do experimento de conclusão.

BIBLIOGRAFIA MÍNIMA:

1.    AZEVEDO, Sônia Machado de. O Papel do Corpo no Corpo do Ator. São Paulo:Ed. Perspectiva, 2004.
2.    BRAND ÃO, Junito de Souza - Mitologia Grega Vol. I e II. Petrópolis: Ed. Vozes, 2001.
3.    GASSNER, John. Mestres do Teatro I. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005.
4.    GASSNER, John. Mestres do Teatro II. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2003.
5.    GAYOTTO, Lúcia Helena. Voz, Partitura da Ação. São Paulo: Summus Editorial, 1997.
6.    GRINSBURG,Jacob e al. Dicionário de Teatro Brasileiro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2006.
7.    LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. SP. Cosacnaif: 2007.
8.    PALLOTINI, Renata. O que é Dramaturgia? São Paulo: Ed. Brasiliense, 2005.
9.    PEIXOTO, Fernando. O que é Teatro. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1995.
10. ROUBINE , Jean-Jacques. Introdução às Grandes Teorias do Teatro. São Paulo: Jorge Zahar Editor– 2003.
11. STANISLA VSKI, Constantin. A Construção da Personagem. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1998.
12. STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do Ator. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2006.
13. ULLMAN , Lisa (org.). Domínio do movimento (Rudolph Laban). São Paulo: Ed. Summus, 1978.

QUANDO:
De 05 de agosto a 27 de novembro de 2014, às terças e quintas, das 19h às 21h.
ONDE:
Espaço Cultural João Teimoso
Rua do Aragão, 27 Sala 04
Boa Vista – Recife/PE
INFORMAÇÕES:
3424.3133 / 4141.5125 / 9672.9526 / 8897.1513
REALIZAÇÃO:
teatro eXtemporâneo
APOIO:
SATED/PE
INVESTIMENTO:
R$ 100,00 – no ato da matrícula
R$ 100,00 – mensalidade

Nenhum comentário: