sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CONTRIBUIÇÕES eXtemporâneas 1:

Qualquer tentativa de aproximação que se deva fazer, quer a nível do texto, quer a nível do espetáculo, do fenômeno teatral, sejam os estudiosos simples alunos, sejam profissionais ou velhos amantes da cena, ganhará se se tiver, como ponto de apoio - sem o caráter de obrigatoriedade, é claro -, um modelo de análise.

# MODELO DE ANÁLISE DE TEXTO (básico)
  1. Notícia sobre o autor da peça e sua obra.
  2. Definição do universo da peça: lugar e época em que se passa a ação, tempo de duração, número de personagens. Estilo, gênero, características principais.
  3. Ação principal. Idéia central. Unidade de ação; entrelaçamento das ações. Estrutura.
  4. Personagens: os principais. Sua importância, objetivos, vontade, consciência, grau de liberdade, determinações.
  5. Obstáculos enfrentados pelos personagens. Conflitos. Conflito principal. Conflitos internos dos principais personagens.
  6. Modos de caracterização dos personagens e sua eficácia.
  7. Situações dramáticas: definição e justificativa. simbologia de Étienne Souriau.
  8. Funções dos personagens segundo Souriau.
  9. Adequação dos meios empregados pelo autor ao fim proposto. Tema da peça. Eficácia da comunicação.

# MODELO PARA ANÁLISE DO ESPETÁCULO (básico)
  1 - Cenários e Figurinos
      1.1 - Descrição do cenário: suas implicações e sua significação. Utilização possível. Estudo do espaço cênico (feitura de croqui ou maquete). Modificações, introdução de elementos de apoio e significativos. Eficiência em relação ao texto.
      1.2 - Figurinos. Cor e seu significado. Estilo. Acessórios. Eficiência em relação ao texto. Harmonização com o cenário. Máscara, maquiagem: sua relação com os figurinos.
  2 - Iluminação
      2.1 - A cor e seu significado: harmonização com cenário e figurinos. Mutações. Eficiência em relação ao texto. A iluminação e o tempo (flashbacks, interpretação de épocas, etc.). Luz elétrica e iluminação não-elétrica.
  3 - Música
      3.1 - Música ao vivo e música gravada. O musical. Eficiência em relação ao texto. Música épica e música dramática. Eficiência em relação aos versos, função de apoio e função de contraste. Música e canto.
  4 - Atores
      4.1 - Qualidade da interpretação. Adequação dos atores aos personagens, compreensão do texto. Estilo, voz e dicção. Utilização da maquiagem e da máscara. Utilização do corpo.
  5 - Direção
      5.1 - Unidade de concepção. Estilo, compreensão do texto, originalidade, condução de atores, uso de cenários, figurinos, luz e música. Manutenção do espetáculo (acompanhamento).

Recife, em 21 de setembro de 2012.

Nenhum comentário: